Macacos-pregos que vivem nas imediações da Mata do Catingueiro em Patos de Minas estão invadindo residências em busca de alimentos. Moradores da rua Vicentina Rodrigues relatam a presença dos animais sobre as casas, tentando arrancar as telhas, em cima dos muros e nos quintais.

A família de macacos-pregos vive nas poucas árvores que restaram da Mata do Catingueiro no bairro Afonso Queiroz. Os Jatobás que resistiram às inúmeras queimadas registradas no local fornecem alimentos para os animais. Mas segundo os vizinhos, os frutos não parecem suficientes para saciar a fome dos macacos.

Esta espécie vive em bandos de até 30 animais e tem hábitos diurnos. Os macacos-pregos chegam a medir 60 centímetros e a pesar 3,5kg. Eles têm uma alimentação variada, que pode ser feita com frutas, sementes, ovos, carnes e até insetos. Neste caso, os macacos famintos sobrevivem com o que a população vizinha disponibilizando. Uma penca de bananas oferecida a eles é devorada em questão de segundos.

Mas, embora pareçam ameaçados, os macacos-pregos não estão em risco. Segundo o médico veterinário, Rafael Ferraz, um estudo feito recentemente mostrou que os animais estão bem nutridos. Ele ressaltou, no entanto, que o hábito de moradores de oferecer alimentos é que está atraindo os macacos para as residências. Rafael explicou que é preciso trabalhar pela recuperação da Mata do Catingueiro para que as árvores forneçam os alimentos necessários para os animais.

Com relação à retirada dos macacos-pregos do local, Rafael explicou que esta medida é inviável, uma vez que todos os animais teriam que ser capturados para que a família inteira fosse realocada. Segundo ele, ainda não foi possível saber nem a quantidade de macacos que estão presentes no local.