A principal estrutura construída para a passagem na linha férrea na região é a enorme ponte que liga nada a lugar nenhum na região de Aragão.

Quando o arquiteto da Prefeitura Alex Borges recebeu a visita dos técnicos da Advocacia Geral da União (AGU) em busca de informações sobre as estruturas que foram construídas em Patos de Minas para a passagem da linha férrea, perguntou logo se obra seria retomada. A resposta, como não poderia ser diferente, veio com um sorriso e acompanhado de um não. É que a enorme construção, que se transformou em símbolo do desperdício do dinheiro público na região, ainda tem pendências a serem resolvidas.

A obra iniciada na década de 50 nunca foi concluída, mas muitas pendências foram mantidas ao longo das últimas décadas e ainda precisam ser resolvidas. Quase 60 anos depois da paralisação das obras, os advogados da Advocacia Geral da União voltaram a Patos de Minas em busca de informações para solucionar problemas que ainda estão pendentes. A informação é de que ainda existem acertos a serem feitos, principalmente com relação a terrenos desapropriados para a realização das obras.

A principal estrutura construída para a passagem na linha férrea na região é a enorme ponte que liga nada a lugar nenhum na região de Aragão. A passagem sobre o Córrego Mataburros já foi mostrada aqui no Patos Hoje. Voltamos ao local e a enorme estrutura, com cerca de 8 metros de altura e 50 metros de comprimento continua praticamente intacta. De acordo com Alex Borges, ela poderia ser usada ainda hoje.

A dona Elaine Oliveira, proprietária da terra onde a ponte está construída, disse que cresceu ouvindo histórias da construção. Ela disse que o pai contava do grande número de profissionais e das montanhas de materiais usados na obra. Elaine já perdeu as esperanças de ver a linha férrea passando por aqui, mas disse que a estrutura tem utilidade. Ela disse que não tem uma única pessoa que visita sua casa que não queira ver a enorme ponte.

Autor: Maurício Rocha