A cheia do Rio Paranaíba formou diversas lagoas nos arredores de Patos de Minas e muitas delas se encheram de peixes. Era época de piracema, período em que os peixes procuram lugares seguros para se reproduzirem. Mas a temporada de chuvas passou, o Rio Paranaíba voltou ao normal e sobraram as lagoas, que agora estão secando e deixando os peixes sem ter como sobreviver.
O ambientalista Elton Cebolinha gravou vídeos para mostrar o tamanho do problema. No lugar em que havia uma represa e que agora está sem água sobraram milhares de peixes mortos. A maioria é de pequeno porte, que deveria estar nas águas do Rio Paranaíba crescendo para se tornar alimento para a população ribeirinha.
Elton diz que encontrou peixes mortos de várias espécies, como Mandi, Curimba, Piau e até Dourado e também de vários tamanhos. “O pasto está branco de peixe morto que não deu tempo de acudir”, lamenta o ambientalista. Ele prevê que este problema ocorreu em outros pontos ao longo do Rio Paranaíba.
O dano ambiental reduz ainda mais a quantidade de peixes no Rio Paranaíba. Vai levar tempo para recuperar a mortandade de uma quantidade tão grande de peixes.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]