Depois de cinco anos e quatro meses funcionando no mesmo prédio na rua Major Gote, a Justiça Federal de Patos de Minas vai mudar. O órgão será transferido para o edifício Maria e Maria na rua José de Santana. Na manhã desta segunda-feira (17), quatro caminhões e vários homens iniciavam a retirada dos móveis, equipamentos e muitos processos.

Em agosto deste ano, a Justiça Federal de Patos de Minas completará seis anos. O órgão é responsável por julgar processos em que uma das partes é a União Federal, ou autarquia federal, como o INSS e o IBAMA, ou empresas públicas federais, como é o caso da Caixa Econômica Federal.

Também compete à Justiça Federal julgar os crimes contra o patrimônio da União Federal, crime ambiental, tráfico internacional de drogas, contrabando, falsificação de dinheiro, além de crimes praticados por servidores públicos federais, ou crimes contra os servidores no exercício de suas funções.

No período em que está funcionando em Patos de Minas, a Justiça Federal já sentenciou mais de 10 mil processos. Cerca de 8 mil ainda aguardam parecer do órgão, o que deverá acontecer já na nova sede. O prédio que será ocupado também deverá reservar um espaço para a segunda Vara que deverá ser implantada na cidade até 2013.

Com a mudança, a Justiça Federal vai passar a funcionar na rua Jose de Santana, número 506, centro, segundo andar. O edifício Maria e Maria é o mesmo que abriga a Câmara Municipal e o Ministério do Trabalho, em frente à agência central dos Correios.