A Justiça Eleitoral de Patos de Minas está recomendando que os eleitores levem a chamada “colinha” para a seção de votação. A preocupação é por causa do grande número de candidatos. Para não perder nenhum voto, o eleitor terá que apertar as teclas da urna eletrônica 25 vezes. Além disso, pesquisas mostram que a maioria dos eleitores não sabe o número do candidato em que vai votar.

No dia 03 de outubro, os mais de 101 mil eleitores de Patos de Minas vão as urnas escolher os novos deputados estaduais, deputados federais, senadores, governador e presidente da república. Para que o eleitor não erre o voto, e para evitar que ele se esqueça os números do seu candidato, a Justiça Eleitoral orienta a levar os números dos candidatos anotados em um papel.

A própria Justiça Eleitoral disponibiliza um modelo de cola com a ordem em que os candidatos aparecem na urna eletrônica. Primeiro, o eleitor vai votar para deputado estadual, são cinco números. Depois, o eleitor vai escolher o deputado federal, são quatro números. Em seguida os eleitores vão votar nos senadores. Vale lembrar que são dois senadores. Por último, os eleitores vão escolher o governador do Estado e o presidente da república. Eles são identificados por números de dois dígitos.

Os juízes eleitorais da Comarca de Patos de Minas, Joamar Gomes Vieira Nunes e Vinícius de Ávila Leite, alertam que, além da chamada “colinha” é importante que os eleitores lembrem de levar o título de eleitor e um documento de identidade com foto.