Uma reunião na manhã dessa quinta-feira (09) entre representantes da Justiça Eleitoral e dos partidos políticos que disputam as eleições municipais definiu as regras para a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. A programação terá início no próximo dia 21 de agosto e vai até o dia 04 de outubro. Este ano, a eleição acontece no dia 07 de outubro.
Os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores terão um bom tempo diário para tentar convencer os eleitores. São dois blocos diários de 30 minutos cada, divididos de acordo com a coligação e com a representatividade dos partidos na Câmara dos Deputados. Além disso, os candidatos terão inserções de 30 segundos e de até um minuto ao longo da programação das emissoras.
Os tempos que os candidatos terão ficaram divididos da seguinte forma: O PMDB do candidato a prefeito Amarildo Ferreira terá o menor tempo 06' 20'' 36. A coligação “O Poder do Povo” do candidato Pedro Lucas Rodrigues terá o maior tempo de televisão e de rádio, com 13' 59'' 68. A coligação “Eu Quero o Bem de Patos” da canditada à reeleição Beia Savassi terá um tempo de rádio e de televisão de 09' 39'' 96.
Os dias pares da semana serão destinados aos candidatos à prefeito e vice-prefeito e nos dias impares da semana o horário eleitoral gratuito será para os candidatos a vereador exporem suas propostas. No rádio, os programas eleitorais serão veículados diariamente de 7h às 7h30 e de 12h às 12h30. Na televisão, os programas eleitorais gratuitos serão exibidos de 13h às 13h30 e à noite de 20h30 às 21 horas.
O programa eleitoral gratuito é a forma mais eficiente para os candidatos exporem suas ideias e para os eleitores avaliarem as propostas e escolherem aqueles que forem melhor para administrar o município. A expectativa é de que as duas partes usem esse tempo da melhor forma.
Não será aceito comentário nessa matéria em respeito à legislação eleitoral.
Autor: Maurício Rocha