Um dos maiores ídolos da história recente do Cruzeiro, o argentino Sorín tomou a vacina contra a rubéola,nesta quarta-feira (10), na Toca II, e aproveitou a oportunidade para convocar todos os homens, entre 12 e 39 anos, a procurar um posto de vacinação. O lateral esquerdo foi recebido com festa pela torcida cruzeirense depois de quatro anos jogando fora do país.

O lateral, lembrado pela torcida como um exemplo de raça e dedicação, afirmou que a vacinação é uma questão lógica. “A única forma de prevenção contra a rubéola e a síndrome da rubéola congênita é a vacinação. Convoco todos os homens, principalmente os chefes de família, a dar um exemplo de preocupação com a saúde de seus familiares. Não só devem vir, mas devem levar toda a família, evitando assim, complicações futuras”, convocou.

Assim como Sorín, os jogadores Ricardinho, Jadílson, Rômulo e Marquinhos Paraná também foram imunizados. Todos eles estão na faixa etária entre 20 e 39 anos, que vêm sendo o grande desafio para o alcance da meta, até agora 67,72% dos homens foram imunizados, contra 76,44% da população feminina na mesma faixa. A participação de ídolos do esporte, na campanha, é uma tentativa de sensibilizar as pessoas ainda não vacinadas.

Seguindo os passos do ídolo Sorín, o torcedor cruzeirense, Thiago Hotz, de 23 anos, também se vacinou. Antes da campanha ele acreditava que homens não precisavam estar imunizados contra a doença. “Eu achava que vacinação para rubéola era coisa de mulher. Mas agora eu sei que nós homens podemos transmitir a doença para uma mulher grávida”, comentou.

No jogo Cruzeiro X Palmeiras, no próximo domingo (14), serão montados 10 postos de vacinação no Mineirão, cinco montados nos portões de acesso ao estádio, os outros dois montados na feira de automóveis e feira de artesanato. O telão e os auto-falantes do estádio repetirão frases alusivas à campanha, os jogadores do Cruzeiro entrarão em campo com uma faixa convocando a torcida.

No sábado (13), no jogo Ipatinga X Atlético, no Ipatingão, os jogadores do Ipatinga, imunizados no dia 3 de setembro, entrarão em campo com uma camisa alusiva. Cinco pontos de vacinação serão montados nos arredores do estádio