O Tribunal do Júri condenou, nessa quinta-feira (28), os homens acusados de serem integrantes de uma organização criminosa e de assassinarem Gustavo Luiz Brito da Costa, conhecido como “Xuxa”, no dia 08 de junho de 2023, em Lagoa Formosa. As investigações apontaram que a vítima dizia ser de uma facção rival dos acusados. O julgamento aconteceu no Fórum Olympio Borges, em Patos de Minas.
Adrian Altino Moreira, Jalisson Junio de Oliveira, Jhonathan Aparecido Soares da Mota, Marcos Antônio Jesus da Silveira e Wemerson Teixeira Santos foram levados a julgamento pelo assassinato de Gustavo Luiz. Eles foram acusados por homicídio triplamente qualificado em: motivo torpe, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima, além disso, foram acusados de serem integrantes de uma organização criminosa.
Segundo a denúncia do Ministério Público, as investigações apontaram que foi realizada, por videoconferência, uma reunião de lideranças de uma organização criminosa, em Patos de Minas, Lagoa Formosa e cidades da região. As investigações revelaram que Marcos Antônio e Jhonattan Aparecido estiveram presentes na reunião.
Durante a reunião, Xuxa foi julgado pelos membros da organização criminosa, devido ele ter voltado do Rio de Janeiro/RJ, onde morou por um tempo, e alegou que havia ingressado em uma facção rival dos denunciados. Durante o julgamento, os membros determinaram pela execução da vítima.
De acordo com a denúncia, Wemerson, Jalisson, Adrian e Fabiano atraíram Gustavo para uma boca de fumo, sob o pretexto de que iria ocorrer uma festividade no local. Imagens de um circuito de segurança flagraram toda a ação. A vítima estava sentada próxima a porta e fazia consumo de bebida alcoólica acompanhada dos acusados, enquanto uma testemunha dormia no sofá.
As imagens mostram um dos acusados indo até o portão, por duas vezes, e observando a movimentação na área externa. Tempos depois, Jalisson entra na residência, onde estavam Wemerson e Adrian. Minutos depois, Adrian sai de casa e se senta próximo a Fabiano, seguido por Jalisson, que sai bastante apressado, quando todos começam a olhar para a vítima aguardando a execução.
Conforme as imagens, Wemerson apontou a arma de fogo a pouco centímetros da vítima. Gustavo estava de costas para o atirador, e não percebeu a movimentação, permanecendo com o semblante tranquilo. Wemerson efetua o primeiro disparo, a vítima cai no chão e ainda é alvejada por pelo menos quatro disparos. Em seguida, Wemerson sai da residência, acompanhado dos outros acusados. As imagens mostram que a testemunha, que dormia no sofá, acorda assustada e sem entender o que aconteceu. As investigações revelaram que Marcos Antônio, apontado como mandante do crime, acompanhou a cena em tempo real, na Bahia/BA, onde estava foragido.
As investigações apontaram que, após o crime, Marcos Antônio pediu para que outra pessoa fosse até o local e trancar o portão, devido a casa estar aberta. Os policiais ainda descobriram que, minutos antes do crime, Wemerson foi até a rua conversar com Jhonattan, que aguardava dentro de um Toyota/Corolla, de cor preta. No local, Jhonathan teria entregado a arma de fogo para Wemerson, e, em seguida, fugiu do local.
Durante o julgamento, Wemerson, que foi flagrado efetuando os disparos, afirmou que quem cometeu o crime foi o seu irmão gêmeo, mas as autoridades não encontraram registros de que ele tenha irmão gêmeo. Após todos os ritos seguidos, todos os acusados foram condenados pelo Tribunal do Júri:
Wemerson Teixeira Santos (executor): 23 anos e 2 meses, por homicídio triplamente qualificado e organização criminosa;
Adrian Altino Moreira: 23 anos e 2 meses, por homicídio triplamente qualificado e organização criminosa;
Jalisson Junio de Oliveira: 23 anos e 2 meses, por homicídio triplamente qualificado e organização criminosa;
Marcos Antônio Jesus da Silveira (mandante): 28 anos e 4 meses, por homicídio triplamente qualificado e organização criminosa;
Jhonattan Aparecido Soares da Mota: 4 anos e 6 meses, por organização criminosa. Ele foi absolvido do homicídio.
Todos foram condenados a cumprirem as penas no regime inicial fechado. O Patos Hoje apurou que Fabiano Jesus de Lima, que teria participado do crime, conforme as investigações, nunca foi encontrado e segue foragido.
Wstts
28/02/2025 15:32Foram condenados a pena de morte? A prisão perpétua? Então só vão tirar férias, fazer um intensivão do crime. Um paliativo pra fazer deles piores ainda. Reforma penal já!
Cogitei,
28/02/2025 19:25logo após, suspirei...
gonzallezpablo
28/02/2025 14:31Entendi foi nada
brunynharesende
28/02/2025 13:51@cristi_assis pela q eu entendi no sofá tem dois um deitado e outro sentado os dois estão de blusa preta parece q o q está “sentado” cai e o q está deitado se levanta e sai não sei se é isso msm
Patureba
28/02/2025 14:16Tem 1 dormindo no sofá, outro agachado ao lado do sofá, em frente a porta de entrada da casa, o que morreu foi o que estava agachado em frente a porta. O que estava dormindo , assustou com os tiros , se levantou e saiu junto com os demais.
haras_tocaia
28/02/2025 13:41@cristi_assis eu tbm kk
char.lene8768
28/02/2025 13:31Não entendi e não vi foi nada
char.lene8768
28/02/2025 13:31TB queria saber
cristi_assis
28/02/2025 13:13Já vi e revi não sei quantas vezes é n entendi qual deles morreu ?qual deles deu os tiros?
lucas._h17
28/02/2025 13:13Tendi foi nd
lucas._h17
28/02/2025 13:13Vamo miorar essa notícia aí ne
Hylay
28/02/2025 13:00Esses criminosos são da Lagoa Formosa??? Bem aqui no pé da serra tem gente tão covarde assim??? Bando de "patriotas" armados.
Hylay
28/02/2025 19:41Esse Anunnaki é mesmo de outro planeta.
Annunaki
28/02/2025 14:35É "Gralha" são conterrâneos seus, Ali para os ladis da limeira,Jurema e Água Limpa! Será que "militantes" também?
lipee_tattoo
28/02/2025 12:31Despercebido não passa jamais, pode ser errado do tanto que for, a final todo finado tem mãe!
rosaniaaparecidadeoliveira
28/02/2025 12:01Kd as cenas fortes?
lazarapereira47
28/02/2025 11:51@isislittleworld assim obrigada
flavia_rn
28/02/2025 11:51Senas fortes para chamar a atenção a matéria... Mais tá certo se eu fosse da família eu não iria gostar de ver a cena resposta... Mostrou a cara dos assassinos que e o que importa.
silesia_rita_fideles
28/02/2025 11:51Eu não vi nada
conceicao_apmota
28/02/2025 11:51Não entendi foi nada.
isislittleworld
28/02/2025 11:21Foram cortadas em respeito à vítima
andre_medeiros_034
28/02/2025 11:11N confie em atleticanos
elianadimas
28/02/2025 11:11Não vi nada
murilo_drc
28/02/2025 11:01tiro mesmo num vi não viu kkkk só vi a onda braba e o grilo de ir na contenção do portão td hora 😂
lazarapereira47
28/02/2025 11:01Não vi nada,onde está as cenas fortes????
enjoeipatosdeminas
28/02/2025 10:51😮