O dia 1º de dezembro é considerado o Dia Mundial da Luta contra a Aids. O dia foi instituído para incentivar o combate a prevenção à doença. A data também traz à tona a necessidade de se combater o estigma e a discriminação em relação às pessoas que vivem com o vírus HIV. Nossa reportagem esteve na sede do SAE/CTA na manhã desta terça-feira (30) e conversou com as responsáveis sobre a importância da conscientização e do diagnóstico precoce.

De acordo com dados do Centro de Testagem e Aconselhamento, no ano de 2019 Patos de Minas contabilizou 105 casos positivos de HIV sendo 80 homens e 25 mulheres. Em 2020, esse número caiu consideravelmente. Foram registrados 83 casos positivos sendo 64 homens e 19 mulheres. Até o mês de novembro de 2021, o registro de casos positivos para HIV cresceu para 107 sendo 73 homens e 34 mulheres.

De acordo com a Enfermeira responsável pelo setor, Milce Burgos, a maioria dos casos que chegam para atendimento no local se tratam de homens entre 18 e 35 anos. Em 2021, a procura por tratamento e testagem pelo sexo masculino representa mais de 70%. Milce ressaltou que assim que a pessoa procura pelo atendimento, é realizado o teste rápido que serve para detectar quatro tipos de infecções sendo HIV, sífilis e com o uso de preservativos masculino e feminino.


De acordo com a Psicóloga Fernanda Honório, assim que o paciente recebe o diagnóstico positivo, ele é encaminhado para o infectologista pois é muito importante o diagnóstico precoce e o início imediato do tratamento. Segundo Fernanda, ainda há muito preconceito em relação a Aids que hoje é considerada uma doença crônica. Ela disse que é importante a conscientização, o acolhimento familiar e a própria aceitação do indivíduo.

Ainda segundo Fernanda, é preciso desmistificar a ideia de que o HIV é uma doença que afeta apenas pessoas em relacionamento homoafetivo. “Todas as pessoas, independente do seu relacionamento com parceiros do mesmo sexo ou não, estão suscetíveis à doença. Ainda há um preconceito em relação a isso, mas é preciso que as pessoas entendam que a Aids é uma doença que não escolhe gênero, cor, raça etc...”


Pensando na conscientização e no trabalho humanizado, o Serviço de Assistência Especializado da prefeitura Municipal irá promover o dia da conscientização sobre HIV. A ação especial acontece de 09h às 17h desta quarta-feira (01) na Rua Henrique Cota, 84, Bela Vista. A ação vai contar com distribuição de preservativos e oferta de aconselhamento por profissionais da saúde. Ficam disponíveis também testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis.