O Corpo de Bombeiros de Patos de Minas está em alerta máximo para as queimadas e incêndios florestais. Esse tipo de ocorrência tem se multiplicado nos últimos dias e causando transtornos e prejuízos. Ontem e hoje os militares tiveram que concentrar os esforços para conter as chamas que já queimaram mais de 80 hectares nas proximidades do bairro Alto Limoeiro.
Segundo o capitão Cavalcanti, o Corpo de Bombeiros de Patos de Minas atendeu 355 ocorrências de queimadas e incêndios florestais entre os meses de janeiro e agosto deste ano. Esse número representa um aumento de quase 50% em relação ao mesmo período do ano passado, quando a corporação atendeu 240 ocorrências.
As queimadas e incêndios florestais causam grande prejuízo para todo o meio ambiente. Além da destruição de lavouras, pastagens e áreas de preservação, as chamas provocam a morte de animais e a fumaça tem influência direta na saúde das pessoas.
A orientação do Corpo de Bombeiros é para que as pessoas evitem o uso de fogo para fazer a limpeza dos quintais. A região está há mais de 100 dias sem receber chuvas e o tempo seco permite que as chamas se alastrem com muita facilidade.
Diante de qualquer sinal de queimada a orientação é para acionar o Corpo de Bombeiros através do 193.