O incêndio aconteceu na noite dessa segunda-feira (03), no Bairro São Francisco, em Patos de Minas. As chamas se iniciaram no quarto e destruíram todo o cômodo. Vizinhos usaram extintores para tentar apagar as chamas. A fumaça e fuligem danificaram todo o apartamento situado no 3º andar do prédio.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, por volta das 19h15, foi acionado via 193 por vizinhos do local relatando fumaça escura saindo pelas janelas do apartamento do 3º andar. O imóvel estava fechado e os vizinhos temiam que a moradora estivesse no interior do mesmo.

Uma equipe de bombeiros deslocou-se imediatamente para o local no caminhão de combate a incêndio apoiada pelas equipes de salvamento e da Unidade de Resgate. Chegando ao local foi confirmado o incêndio, com presença de muita fumaça tóxica que dificultava o acesso ao interior do apartamento.

Antes da chegada dos bombeiros, os vizinhos tentaram realizar o primeiro combate utilizando os extintores de incêndio do prédio, porém a fumaça muito densa e quente impossibilitava o acesso. Com a chegada dos bombeiros, os mesmos acessaram o apartamento e foram até o foco do incêndio com o uso dos equipamentos de proteção individual e de proteção respiratória.

O fogo foi combatido utilizando o sistema de hidrante do próprio prédio, sem a necessidade de usar a água do caminhão que ficou bastante afastado do local. Não havia ninguém no apartamento no momento do incêndio e não houve feridos.

Ainda segundo os bombeiros, as chamas concentraram-se no quarto danificando parte do mobiliário como cama, colchão e criado mudo entre outros. Apesar do foco do incêndio ter ficado restrito ao quarto, a fumaça aquecida e a fuligem atingiram todos os cômodos da casa causando danos na pintura, na mobília e utensílios domésticos.

O Corpo de Bombeiros deixou uma dica de segurança, destacando que o sistema preventivo do prédio foi essencial para evitar o alastramento do incêndio e para possibilitar o abandono rápido e seguro dos demais moradores. Também contribuiu para o combate rápido e efetivo por parte do Corpo de Bombeiros. Dessa forma, os moradores devem verificar com o síndico como está o sistema de prevenção contra incêndio e pânico do condomínio. Ao deixar a casa ou apartamento fechados, importante deixar as portas dos cômodos internos fechados também a fim de confinar um possível princípio de incêndio no cômodo onde ele iniciou evitando que a fumaça aquecida circule levando calor e fuligem para os demais cômodos.