Um prejuízo incalculável. Um incêndio florestal que atingiu a região de Serra do Salitre deixou um rastro de destruição. Homens do Corpo de Bombeiros, brigadistas e produtores rurais se mobilizaram para controlar as chamas, que se alastraram rapidamente, queimando tudo que encontrava pela frente.

Imagens encaminhadas ao Patos Hoje por produtores rurais da região mostram áreas inteiras devastadas pela queimada. O fogo atingiu lavouras, áreas de pastagens e também áreas de preservação permanente. Nésio Lourenço é um dos agricultores afetados pela queimada. Ele disse que apenas a sede da fazenda não foi queimada.

A vegetação seca, as altas temperaturas e o vento contribuem para a propagação do fogo e dificultam o trabalho de combate às chamas. Além da vegetação, a queimada também atingiu cercas e currais das propriedades. Os produtores calculam que pele menos 400 hectares de vegetação foram destruídos pelas chamas.

Segundo os produtores rurais, o incêndio começou nas proximidades da Mineradora Yara em Serra do Salitre. Eles cobram mais abertura da empresa para que ações sejam realizadas em conjunto para evitar que novos incêndios como este voltem a acontecer. Para os produtores, a construção de aceiros poderia ter evitado que a queimada chegasse a tal proporção.

Em nota, a assessoria de comunicação da Yara informou que no dia 05/09 um incêndio iniciado fora de suas propriedades atingiu algumas de suas áreas verdes em Serra do Salitre, MG. Assim que tomou conhecimento dos eventos, a empresa comunicou as autoridades e deslocou sua brigada e caminhões pipa para combate ao incêndio, auxiliando inclusive no combate do fogo nos imóveis do entorno e fornecendo água potável, quando solicitado pelos proprietários vizinhos.

A brigada de incêndio atuou durante toda a noite de domingo, possibilitando o controle, no entanto, um novo foco atingiu uma área fechada, local em que, por questões de segurança, não é recomendável o acesso pelos brigadistas. A empresa segue monitorando a área preventivamente, 24h por dia.