Um terreno da Prefeitura no bairro Caramuru é motivo de orgulho para os moradores. Em meio às construções que crescem a uma velocidade que impressiona, sobrevivem nele uma enorme gameleira e uma nascente de água. Mas este patrimônio natural está ameaçado pela própria ação do homem. As queimadas no local são constantes.

Nesse domingo (12), os moradores tiveram que acionar o Corpo de Bombeiros mais uma vez. No meio da tarde, um incêndio criminoso tomou conta da vegetação. As chamas se alastraram rápido e deixaram um rastro de destruição. A gameleira só não foi atingida porque os bombeiros chegaram a tempo de controlar o incêndio.

Usando jatos de água, o Corpo de Bombeiros também evitou que um animal fosse morto pelo fogo. A égua estava amarrada em um canto do terreno e por pouco não foi atingida. Além da destruição da área de preservação, o fogo também trouxe transtorno para os vizinhos. A fuligem deixou muita sujeira nas casas do bairro.

A nascente, bem embaixo da gameleira, é alvo de campanhas de preservação de moradores do bairro Caramuru. Eles lutam para manter a área de preservação que sofre constantes ameaças. De acordo com um dos vizinhos, esta foi a terceira queimada no terreno nos últimos meses.