A medição do nível do Rio Paranaíba será feita a partir de agora por aproximação. A régua usada para fazer a medição foi encoberta pelas águas. Para mostrar a dimensão da enchente, o Corpo de Bombeiros divulgou no início da noite desta segunda-feira (10) dezenas de imagens mostrando como está situação nos mais diversos bairros que margeiam o Rio Paranaíba e Córrego Monjolo.

Segundo a última amostragem, o nível do Paranaíba atingiu a marca de 10,30 metros, ou seja, 30 centímetros a mais do que o registrado às 9h00 de hoje. Com isso, aumentaram os pontos de alagamentos. Fotos do Córrego do Monjolo, nos Bairros Jardim Paulistano e Vila Rosa, mostram que várias casas já foram invadidas pelas águas.

Já as imagens da região do desague do Córrego do Monjolo no Rio Paranaíba, nos Bairros Vila Rosa e Santa Luzia, mostram que a água invadiu os fundos de uma empresa de laticínios e muitas regiões de pastagem foram alagadas. Nos Bairros Santa Terezinha e Santa Luzia, a situação é parecida, muita água em áreas de pastagens.

No Bairro Nossa Senhora Aparecida, a água encobriu boa parte das margens do Rio Paranaíba. Fotos do São José Operário apresentam a Ponte do Arco quase sendo atingida pelas águas, e uma grande área totalmente alagada. No Bairro Copacabana, a água já cobriu praticamente toda a região mais afastada das residências, inclusive provocando o desalojamento de moradores de um haras. No Bairro Laranjeiras, o Rio está bastante fora da calha.

O Corpo de Bombeiros informou que não foi possível fazer imagens dos Jardim Quebec, Coração Eucarístico e Barreiro. O Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Prefeitura Municipal e Polícia Militar estão monitorando toda a situação para evitar vítimas e mais transtornos. A previsão do tempo mostra que deve chover até sexta-feira (14).