O tronco de uma árvore na Praça dos Bandeirantes em Patos de Minas se tornou abrigo para a Nossa Senhora Aparecida. Esta é mais uma das histórias da Padroeira do Brasil, que é reverenciada pelos católicos desde meados de 1.700, quando pescadores encontraram a imagem no Rio Paraíba do Sul. Relatos dão conta de que eles já estavam para desistir de um dia ruim de pescaria quando lançaram a rede nas águas e retiraram o corpo da santa e em seguida a cabeça. Depois disso, as redes pegaram tantos peixes que os barcos não conseguiam transportar.

A devoção a Nossa Senhora Aparecida cresce a cada ano entre os católicos. É o caso do senhor Alício Donizete. Ele é motorista e faz ponto na Praça dos Bandeirantes. O senhor Alício conta que chegou para trabalhar um dia de manhã e encontrou a imagem jogada. Devota de Nossa Senhora, ele recolheu a santa e encontrou um lugar perfeito, no tronco da árvore para abrigar a padroeira.

O senhor Alício conta que chega cedo todos os dias e faz suas orações. E ele não está só. Outras pessoas já descobriram a imagem de Nossa Senhora Aparecida abrigada no tronco da árvore e também param ali para fazer suas preces. Mesmo estando bastante danificada, a imagem segue sendo reverenciada. O senhor Alício diz que já recebeu a promessa de uma pessoa que vai fazer a restauração da santa.

E para quem é devoto de Nossa Senhora Aparecida, amanhã, dia 12 de outubro, é dia de prestar homenagens à padroeira. A programação começa à meia noite com a Vigília Mariana, às 5h tem a Celebração Eucarística dos Romeiros, às 7h horas tem celebração e às 8h acontece uma carreata com a imagem da santa. Haverá celebrações ao longo de todo o dia e às 18h acontece uma celebração eucarística campal seguida da procissão luminosa e coroação de Nossa Senhora. Todos os dias acontece movimentação de barraquinhas a partir das 20h.