Depois de extravasar no Carnaval os católicos se voltam agora para a Quaresma, tempo de penitência e meditação que prepara os fiéis para a celebração da Páscoa. O período de 40 dias começa na quarta-feira, após o Carnaval, as celebrações de imposição das cinzas.

Durante a cerimônia o cristão recebe uma cruz na fronte com as cinzas obtidas da queima das palmas usadas no Domingo de Ramos. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Oriente Médio de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante a Deus.
Em Patos de Minas as celebrações começaram bem cedo, mas a maioria das paróquias deixou para realizar as cerimônias à noite. Na Igreja de Nossa Senhora da Abadia, Igreja do Rosário, na Igreja do Cristo e na Igreja dos Padres Capuchinhos a celebração está marcada para às 19h.
Na Igreja dos Capuchinhos haverá uma celebração de imposição das cinzas mais cedo, às 17h. Na Catedral de Santo Antônio a celebração também será às 19h e terá a participação do bispo diocesano Dom Cláudio Nori Sturm.
Durante a celebração o Bispo Diocesano também fará o lançamento da Campanha da Fraternidade 2009 em Patos de Minas. A Campanha deste ano vai tratar da violência que é crescente em todo país. O tema é Fraternidade e Segurança Pública e o lema “A Paz é Fruto da Justiça”.