De acordo com Weverson, a princípio três cursos técnicos com 30 vagas cada serão disponibilizados para a população. A definição de quais os cursos ainda precisa ser concretizada. Ele contou que será feito uma pesquisa com entidades da cidade para definir os cursos. “É preciso que eles realmente atendam os anseios da sociedade. Eles não podem começar e depois parar”, afirmou.
No entanto, algumas hipóteses foram pensadas. Ele contou que o curso técnico em mineração está quase certo. O diretor informou que o trabalho nessa área se expandiu muito na região e esse curso foi indicado. Outras possibilidades também estão sendo cogitadas. Técnico em alimentos, técnico em informática, e técnico em eletro eletrônicos foram citados pelo diretor.
Weverson disse que a pesquisa para a definição deve ficar pronta em cerca de um mês. Ele salientou que a evolução do instituto na cidade vai depender do programa para o campus da cidade. Ele disse que as chances de evolução são boas. Ele salientou que o instituto não oferece apenas cursos técnicos. Ele informou que a instituição forma desde o técnico ensino médio até o doutor.
Com relação ao local de instalação, ele disse que está quase acertado que será mesmo a antiga SESPA. Ele contou que os recursos, que vêm do governo federal, já estão garantidos para a compra do imóvel. São cerca de R$ 5 milhões disponibilizados para a aquisição do imóvel que contém uma estrutura nos moldes do instituto. Apesar de afirmar que os cursos, começarão a funcionar no próximo ano, ele disse que não tem data certa para isso acontecer.
A Secretária de Educação, Maria Aparecida Braz, ressaltou a importância do instituto para educação dos jovens de Patos de Minas e disse que ele vai atender bem as necessidades. Ela contou que a SEMED, Secretaria Municipal de educação, vai dar todo o apoio para acelerar a pesquisa e fazer com que o IFTM comece a funcionar de forma mais rápida.
Autor: Farley Rocha