Os levantamentos do Censo Demográfico começaram nesta segunda-feira (01) em todo o país. O objetivo é levantar informações fundamentais para o andamento das políticas públicas como o perfil socioeconômico do município e também a estimativa populacional de cada cidade. Em Patos de Minas, os recenseadores já estão a campo e os profissionais do IBGE ainda estão em busca de mais pessoas que queiram trabalhar no censo demográfico na capital do milho.

O Censo é uma pesquisa realizada a cada 10 anos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. A pesquisa era para ter acontecido em 2020, mas precisou ser adiado em razão da pandemia e de cortes no orçamento por parte do Governo Federal. A última pesquisa foi feita em 2010. O levantamento realiza uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país. Além saber exatamente qual o tamanho da população, o Censo visa obter dados sobre as características dos moradores como idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios, entre outras informações.


De acordo com o último levantamento, realizado em 2021, Patos de Minas estava em 154.641,00 habitantes. Os recenseadores estão nas ruas da capital do milho visitando os domicílios para fazer o levantamento. De acordo com o coordenador do censo, Rodrigo Teófilo, é de extrema importância que as pessoas recebam os recenseadores do IBGE em suas casas. “Nossos profissionais estão devidamente caracterizados com coletes, crachás e outras identificações que as pessoas podem consultar na internet’ disse ele.

O questionário básico traz os seguintes blocos de perguntas: identificação do domicílio, informações sobre moradores, características do domicílio, identificação étnico-racial, registro civil, educação, rendimento do responsável pelo domicílio, mortalidade. Já o questionário da amostra, além dos blocos contidos no questionário básico, investiga também: trabalho, rendimento, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, pessoas com deficiência, migração interna e internacional, deslocamento para estudo, deslocamento para trabalho e autismo.


Rodrigo explicou ainda que há vagas disponíveis para o trabalho em Patos de Minas. Segundo ele, as vagas oferecidas através do processo seletivo não foram preenchidas e ainda restam cerca de 40 vagas. As pessoas interessadas devem se dirigir presencialmente até ao Bloco N, sala 415 do Unipam. Rodrigo salientou que o trabalho é remunerado de acordo com o período de trabalho de cada pessoa. O período mínimo é de 25 horas semanais.