Quem passa pela Rua Padre Caldeira à noite, tem a atenção voltada para a iluminação especial do HNSF.

Quem passa pela Rua Padre Caldeira à noite, tem a atenção voltada para a iluminação especial do HNSF. Pelo segundo ano consecutivo, o hospital veste-se de rosa em alerta à população, especialmente para as mulheres,  para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O movimento Outubro Rosa surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, vem ganhando proporções. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Quanto mais precoce o diagnóstico, maior a possibilidade de cura. Algumas precauções podem ser tomadas, como o autoexame, mas as formas mais eficazes para a detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico e a mamografia. Assim, a taxa de mortalidade poderia ser diminuída se a população se conscientizasse da necessidade de um diagnóstico precoce. No Brasil, a recomendação do Ministério da Saúde é a realização da mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) em mulheres de 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos. Estima-se que 30% dos casos de câncer de mama possam ser evitados com adoção de hábitos saudáveis.

É o profissional de saúde quem vai decidir quais exames a paciente deverá fazer. Por isso, é de extrema importância que visitas regulares ao médico de sua confiança sejam feitas.

Fonte: Assessoria de Comunicação do HNSF