As vítimas da Covid-19 em Patos de Minas foram homenageadas pelos funcionários do Hospital de Campanha no fim da tarde dessa quinta-feira (17). Com a participação das famílias que perderam seus entes queridos, uma celebração religiosa foi realizada na área externa do hospital. Além disso, placas com os nomes das vítimas foram afixadas no gramado em frente ao Centro Clínico.
A iniciativa surgiu após uma reunião entre os líderes do hospital no início do mês de dezembro. De acordo com o diretor do Hospital de Campanha, Dalbert Samuel Dutra, o objetivo era homenagear os familiares das vítimas de maneira humana, tendo em vista a perda que sofreram.
“Nosso acolhimento à família ocorre antes, durante e depois da internação. Por meio do nosso setor de Serviço Social, mantemos contato com os familiares até o pós-alta, prestando assistência tanto ao paciente, quanto aos parentes. Por isso, após uma reunião, decidimos realizar essa homenagem”, explicou o diretor.
Em um primeiro momento, as famílias das vítimas desceram para a área externa com rosas em mãos. Depois, os funcionários do hospital chegaram, segurando as placas com os nomes dos pacientes que foram vítimas da Covid-19, as quais seriam fincadas no gramado logo depois. Na sequência, um culto ecumênico foi celebrado por representantes católicos e evangélicos junto às famílias. Também ocorreram apresentações musicais, realizadas por uma voluntária e por uma médica.
O Hospital de Campanha está em funcionamento desde julho deste ano, na estrutura do Centro Clínico do Unipam, na Avenida Marabá. Segundo Dalbert Dutra, o local recebeu 223 pacientes com Covid-19 entre a abertura e o dia 17 de dezembro. Até o fechamento desta matéria, cinco pessoas estavam internadas na UTI com o coronavírus, e outras cinco eram tratadas na enfermaria. No dia 13 de outubro, a estrutura foi expandida com a ajuda da Prefeitura e passou a receber, em outra ala, pacientes com queixas não relacionadas à Covid-19, como forma de desafogar o número de internados da UPA.
Para o diretor do hospital, oferecer um atendimento humanizado a todos os pacientes e às famílias é uma das prioridades da instituição.
“Desde a abertura do hospital, prezamos pela assistência de qualidade, voltada para a humanização do atendimento desde a admissão do paciente até sua alta ou seu falecimento. Dentro desse projeto, temos uma responsabilidade social, porque acreditamos que o hospital deve funcionar para além de seus muros”, afirmou.
De acordo com os dados publicados até a tarde de quinta-feira (17), já foram registrados 3825 casos de Covid-19 em Patos de Minas, com 94 óbitos confirmados. Apesar do novo aumento no número de infectados, a microrregião de Patos permanece na Onda Verde do programa Minas Consciente.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]