A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), nessa terça-feira (26), realizou a prisão em flagrante de um homem, de 34 anos, em razão de violência doméstica cometida contra uma mulher, de 47 anos, em Paracatu, Noroeste de Minas.

Segundo a equipe da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Paracatu, a vítima possui medidas protetivas, as quais o suspeito tinha conhecimento. A mulher relatou, por meio do Chame a Frida, que sofria ameaças e perseguições de ex-companheiro.

No dia dos fatos, o investigado foi ouvido na unidade policial e advertido sobre os efeitos da medida protetiva e seu descumprimento. Contudo, logo após sair da delegacia, ele encontrou com a vítima em uma mercearia e a ameaçou novamente. A mulher acionou a Polícia Civil, novamente pelo Chame a Frida, e imediatamente a equipe da Deam compareceu ao local e efetuou a prisão.

Chame a Frida

A ferramenta consiste em um chatbot, que utiliza o aplicativo WhatsApp, para atender de forma imediata às solicitações de vítimas de violência por meio de mensagens pré-programadas. Na prática, a mulher inicia uma conversa e, de forma automática, são realizados o acolhimento e o esclarecimento das principais dúvidas. A atendente virtual Frida ainda pode fazer uma avaliação preliminar do risco, direcionar ou acionar a polícia, além de apresentar serviços disponíveis.

Por meio do chatbot também é possível agendar horário para comparecimento a uma unidade policial, programar a realização do exame de corpo de delito, obter informações sobre a Lei Maria da Penha e medidas necessárias em caso de violência, além de orientações acerca de procedimentos legais e de proteção. Sempre que necessário, a mulher é direcionada para falar diretamente com um policial civil. É um serviço 24 horas, fácil, rápido e discreto, tornando Minas Gerais pioneira no atendimento virtual ininterrupto por aplicativo. Em reconhecimento à sua relevância no combate à violência contra mulher, com resultados concretos, o “Chame a Frida” foi institucionalizado em 4 de maio de 2022, pela Lei nº 24.055, passando a compor a Lei 22.256/2022, que institui a política de atendimento à mulher vítima de violência no estado de Minas Gerais.

O objetivo da implantação do projeto “Chame a Frida” é facilitar a comunicação entre mulheres em situação de violência e a Polícia Civil de Minas Gerais, por meio desse primeiro contato com as vítimas. O projeto oferece a ferramenta por meio da qual será possível agendar atendimento na delegacia.

Fonte: Ascom PCMG