O Tribunal do Júri reuniu-se nesta quinta-feira (11) para julgar novamente Valmir Francisco de Oliveira por tentar matar o irmão, José Maria de Oliveira, no dia 27 de maio de 2023. Ele foi condenado a 9 anos e 4 meses de prisão por este crime. Valmir, de forma bem parecida, já havia sido condenado a mais de 14 anos de prisão por outra tentativa de homicídio contra o próprio familiar.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, Valmir tentou matar José Maria por motivo considerado “fútil”, decorrente de desavenças familiares. O ataque ocorreu por volta das 17h30 do dia 27 de maio de 2023, na Rua Arthur Donâncio, no Residencial Sorriso. Valmir, que dirigia um Fiat Pálio, teria colidido propositalmente contra a motocicleta Honda NXR 150 conduzida pela vítima. Após a batida, José Maria caiu e Valmir desceu do carro e passou a desferir golpes de faca contra o irmão.

Segundo o relato, a vítima conseguiu se defender e conter o agressor até a chegada de populares, impedindo que o crime fosse consumado. José Maria sofreu diversos ferimentos. O MPMG denunciou Valmir com base no artigo 121, §2º, inciso II (homicídio tentado por motivo fútil), combinado com o artigo 14, inciso II (tentativa), do Código Penal.

Valmir responde em liberdade ao novo processo, mas cumpre pena pela condenação anterior relacionada ao ataque de fevereiro de 2024. A repetição dos ataques contra o mesmo irmão acende um alerta sobre a dinâmica de violência familiar e a eficácia das medidas de proteção e acompanhamento judicial.

Com a condenação anterior, as penas de Valmir pelas duas tentativas de homicídio contra o irmão somam 23 anos e 6 meses. Ele deve continuar preso.