Um incêndio criminoso em uma Área de Preservação Permanente mobilizou o Corpo de Bombeiros na noite dessa quarta-feira (09) em Patos de Minas. O suspeito é um homem e foi identificado pelos moradores como sendo de um bairro vizinho. Segundo ele, o aparecimento de cobras foi o motivo para ele ter colocado fogo na vegetação.

O incêndio aconteceu por volta de 18h30 na Rua Padre Victor Coelho de Almeida entre os bairros Copacabana e Laranjeiras. De acordo com testemunhas, um homem que estava fazendo caminhada pelo local foi quem ateou fogo na Área de Preservação Permanente. Em poucos minutos, o fogo se espalhou pela vegetação.

Os próprios moradores começaram a tentar apagar o fogo com o uso de uma mangueira. Posteriormente eles acionaram o Corpo de Bombeiros que terminaram de debelar as chamas com o uso de abafadores e bomba d’água. Segundo os moradores, o suspeito foi questionado e disse que colocou fogo no local em razão de cobras. Entretanto, os moradores relataram que ele não mora no bairro e que não há nenhum indício do animal na vegetação.

De acordo com o artigo 41 da Lei nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1998, provocar incêndio em matas ou florestas é crime com reclusão de dois a quatro anos. O autor ainda pode receber uma multa que varia de acordo com a área queimada.