A cada dia surgem novas provas de que a onda de incêndios florestais que afeta a região não acontece por acaso. Muitas queimadas ocorrem graças a ação do homem e algumas até são provocadas de forma intencional e criminosa. A imagem de uma câmera de segurança no bairro Jardim Europa mostra o momento em que um homem ateia fogo em uma área de preservação permanente.

O alvo do incendiário, desta vez, foi o Parque Municipal Bosque da Memória, conhecido como Lagoa do Patão. A Câmera de segurança mostra o momento que o suspeito se abaixa e põe fogo na vegetação. Quando as chamas começam a se alastrar, o homem vai embora como se não tivesse acabado de cometer um crime.

O fogo se alastrou rapidamente e consumiu boa parte da vegetação. O Corpo de Bombeiros precisou destinar esforços para combater as chamas, mas o estrago no local foi grande. Segundo voluntários que cuidam da área de preservação, dezenas de mudas de árvores que tinham sido plantadas recentemente foram consumidas pelo fogo.

Além do prejuízo para o meio ambiente e para a saúde das pessoas, já que a fumaça é um veneno para quem sofre com problemas respiratórios, esse tipo de atitude também desanima o trabalho dos moradores. Os voluntários que tinham feito o plantio de mudas no local estavam desanimados.

Provocar queimadas é crime ambiental. Quem presenciar uma situação como esta da reportagem deve denunciar no 190.