Maio é o mês de comemoração do aniversário da cidade. Este ano, Patos de Minas estará celebrando 131 anos. Além das festividades que serão realizadas no período de 05 a 14 de maio, outro presente para os patenses será a devolução do Monumento ao Homem do Campo, o chamado “Homem do Balaio”, à praça da avenida Getúlio Vargas.

O Monumento ao Homem do Campo foi inaugurado no dia 24 de maio de 1961, pelo então Governador Magalhães Pinto, durante as comemorações do aniversário da cidade e da terceira Festa do Milho. Em mais de 60 anos, o chamado Homem do Balaio já sofreu diversos danos. Em setembro do ano passado, o monumento voltou a ficar sem a mão.

Diante de mais um ato de vandalismo, a Secretaria Municipal de Cultura, juntamente com o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, decidiram retirar o monumento da praça. A escultura foi levada para a sede do Museu da Cidade de Patos de Minas, em busca de uma melhor alternativa. Foi especulado inclusive a hipótese de uma réplica ser colocada no lugar.

Entretanto, a Prefeitura decidiu devolver a peça original para a praça da avenida Getúlio Vargas. Segundo o secretário municipal de cultura, turismo, esporte e lazer, Rogério Mexicano, o Monumento ao Homem do Campo está em processo de restauração e será colocado no lugar de origem durante as comemorações do aniversário da cidade.

Rogério explicou que a alternativa encontrada para evitar novos atos de vandalismo será aumentar a altura do pedestal que mantém o monumento. Longe do alcance do público, a expectativa é de que o “Homem do Campo” permaneça preservado.