O monumento do Homem do Balaio foi retirado da praça da Avenida Getúlio Vargas pela Prefeitura Municipal na manhã desta quarta-feira (21). De acordo com os responsáveis, ele será restaurado mais uma vez. O Secretário de Cultura informou que alternativas ainda estão sendo discutidas sobre como se dará seu retorno à Praça.

O monumento do Homem do Balaio simboliza a figura do homem do campo patense. Vândalos já haviam quebrado a mão dele e essa semana o braço foi deixado apenas com vigas de ferro à mostra. Em razão disso, a prefeitura por meio da Secretaria de Cultura, decidiu fazer a retirada do monumento do local. Desde a sua inauguração, no início da década de 60, o monumento sempre esteve na praça da Avenida Getúlio Vargas. De acordo com o secretário de Cultura, Ivan Rosa, as alternativas ainda estão sendo estudadas.

Ele disse que reuniões foram realizadas com o conselho do patrimônio histórico para decidir a melhor forma de preservar a imagem do Homem do Balaio. Ivan ressaltou que neste primeiro momento, a estátua seguirá para o Museu de Patos de Minas. “Nós vamos fazer a restauração, mas, por se tratar de um monumento tombado, há uma série de burocracias como licitação e a restauração só pode ser feita por um especialista”, disse Ivan.

A historiadora Marialda Cury disse que é uma situação extremamente triste para os apreciadores de arte. Segundo ela, o Homem do Balaio é um símbolo histórico e, as pessoas deveriam ter mais respeito. “É muito triste essa situação, quando eu vi o braço daquele jeito eu chorei”, disse ela. O Homem do Balaio foi inaugurado durante as comemorações da 3ª Festa Nacional do Milho. Ele foi construído por artistas espanhóis que estavam em Patos de Minas fazendo as esculturas da Igreja dos Capuchinhos.