O Grupo de Ajuda “Valente Valentina” está mobilizado nesta segunda-feira (11) para ajudar a família do serralheiro Renato Caetano Soares, de 34 anos. Casado e pai de dois filhos pequenos, Renatinho, como é conhecido, viu sua vida desmoronar em pouco mais de um ano. Diagnosticado com câncer no cérebro, ele não consegue trabalhar, enfrenta problemas para receber o benefício do INSS e acumula despesas médicas.

Tudo começou com uma dor de cabeça. Diagnosticado com um grande tumor no cérebro, Renatinho foi levado para Barretos e passou por uma cirurgia emergencial. Mas em menos de quatro meses, a doença voltou e, segundo a cunhada Datiane Graff, as chances de cura são bem reduzidas. Ele passou a viver na cama e as complicações dos últimos dias o levaram para a UTI do Hospital São Lucas.

A esta altura, as dívidas com despesas médicas já se acumulam. Há alguns dias, ele teve uma pneumonia e teve que ser internado às pressas em hospital particular. As despesas somam mais de R$ 10 mil. Para piorar a situação, Renato não consegue fazer a perícia exigida pelo INSS para receber o benefício, uma vez que este serviço não está sendo feito na agência de Patos de Minas.

Diante disso, as voluntárias do Grupo de Ajuda Valente Valentina decidiram arregaçar as mangas e realizar a Campanha S.O.S Renatinho. Elas vão passar o dia no centro de Patos de Minas recolhendo doações da população. O grupo se concentra no cruzamento da rua Major Gote com a rua General Osório. “Qualquer ajuda é bem-vinda”, dizem as voluntárias.

Nayara Cruz explica que a campanha não tem o objetivo de bancar o tratamento de Renatinho e sim de pagar as despesas médicas que já foram feitas no passado. A meta da campanha é chegar aos R$ 10.500,00. As voluntárias vão permanecer no centro da cidade até as 18h desta segunda-feira (11).