Com o título Saudosismo Patense, um grupo no Facebook tem feito sucesso em Patos de Minas. A página faz um resgate de histórias, crenças, tradições, pessoas e monumentos que marcaram época na cidade. E quem não gosta de relembrar as coisas boas do passado, não é mesmo?

Um dos criadores do projeto, o produtor José Mauro Versiani participou do programa Contraponto. Ele contou que a ideia existe há muitos anos, mas que se desenvolveu mais neste período de pandemia.

“Estamos vivendo um tempo de pandemia terrível, então nós pensamos em trazer um conforto, um sossego para os corações dos patenses”, afirmou.

Desde sua criação, no dia 09 de fevereiro de 2021, a página tem angariado cada vez mais participantes. Hoje, o grupo reúne mais de 21.600 pessoas, e o número não para de crescer.

“Essa página foi criada para nós que nascemos e moramos em Patos de Minas, ou mesmo para aqueles que tem uma história aqui ou que viveram aqui e depois se mudaram, mas que deixaram marcas na nossa Patos de Minas. É para escrevermos a história da cidade, com seus personagens, suas ruas, suas casas, edifícios, praças, por onde quase todos nós estivemos”, explicou José Mauro, que mostrou estar satisfeito com o alcance do projeto. “Eu estou maravilhado da forma que o grupo vem atingindo. Hoje, nós já temos 21 mil membros no grupo. Isso me traz uma felicidade muito grande”.

Por ser um grupo público, qualquer pessoa pode entrar, ver e publicar memórias no Saudosismo Patense. Segundo José Mauro, a ideia é justamente que todos possam compartilhar e não deixar suas lembranças guardadas.

“O grande lance da coisa é: para que você vai guardar a grande história que você tem na gaveta? Você vai embora depois e vai ficar tudo na gaveta?”, refletiu o criador do grupo.

Acesse e participe do grupo clicando aqui.