Pessoas de outras localidades aguardavam do lado de fora para receber atendimento.

Os bancários de Patos de Minas aderiram à greve nacional iniciada nesta terça-feira (06). Apenas uma agência da cidade não teve as atividades afetadas pela paralisação. Na principal agência da Caixa Econômica Federal os correntistas se revoltaram com o anúncio da greve. Pessoas de outras localidades aguardavam do lado de fora para receber atendimento.

Os bancários estão em campanha salarial e reivindicam melhorias para a categoria. A Federação Nacional dos Bancos – FENABAN – ofereceu reajuste de 6,5%, mais abono de 3 mil reais, o que representa 2,8% de perda salarial à categoria, levando em conta a inflação registrada no período.

Os bancários recusaram a proposta. A categoria reivindica reajuste salarial de 14,78%, a defesa do emprego, o combate às metas abusivas e ao assédio moral, o fim da terceirização, a defesa das empresas públicas e a manutenção de direitos. A categoria espera que a FENEBAN reabra as negociações.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários de Patos de Minas, Ivan Gomes, a adesão à greve em Patos de Minas surpreendeu. Funcionários de 10 agências aderiram à paralisação. “Apenas uma agência ainda não aderiu à greve”, informou Ivan. Segundo ele a paralisação é por tempo indeterminado.

Autor: Maurício Rocha