O governador de Minas, Romeu Zema (Novo), deve anunciar nesta quarta-feira lockdown em pelo menos duas macrorregiões de saúde do estado, a Noroeste, que abrange cidades como Patos de Minas e Paracatu, e a macrorregião Triângulo Norte, onde estão os municípios de Uberlândia, Patrocínio e Araguari.

Segundo o portal de notícias da Itatiaia, o governador Romeu Zema fará uma reunião com os prefeitos dessas duas macrorregiões a partir de meio dia. Na sequência, o chefe do executivo estadual participará de reunião do Comitê Covid-19 e depois dará um posicionamento oficial, possivelmente em entrevista coletiva.

Conforme apuração feita pela Itatiaia, Zema vai assumir o papel de determinar o lockdown já que alguns prefeitos têm tido dificuldade de adotar restrições, o que prejudica outras cidades, considerando que quando um município decreta medidas rígidas e os vizinhos não o fazem pode haver a sobrecarga de leitos na macrorregião da mesma forma.

Patos de Minas está sob um decreto que estabelece toque de recolher a partir das 22 horas, proíbe venda de bebidas alcóolicas e determina que o comércio não essencial funcione apenas de portas fechadas. As medidas, no entanto, não têm surtido o efeito desejado nos números da pandemia. A cidade não tem mais leitos clínicos e UTI disponíveis, nem na rede pública e nem nos hospitais particulares.