Gestantes na hora do parto tiveram que esperar até 3 horas para receber uma guia de autorização para internação nesta quarta-feira (06). Mesmo fazendo acompanhamento em outro hospital que também atende pelo SUS, elas foram encaminhadas para o Hospital Regional para iniciar os procedimentos e tiveram que enfrentar uma longa espera.
A gravidez de Tatiana Moreira de Jesus está na 40ª semana. O médico que fez as avaliações marcou a data do parto para esta semana. Ela levantou cedo e foi com o pai da criança para o Hospital Regional. Tatiana diz que chegou por volta de 7h da manhã e até as 10h ainda não havia conseguido a guia de autorização para internar.
A Marlúcia da Glória Fernandes, também na data marcada para dar a luz ao terceiro filho, chegou pouco depois das 7h e teve que esperar. As duas mamães estavam bastante preocupadas com a situação, tendo em vista que tiveram uma gravidez de risco. Mesmo assim, Tatiana e Marlúcia foram informadas que deveriam aguardar autorização da direção do Hospital Regional.
As duas pacientes também questionaram a necessidade de ter que ir até o Hospital Regional para dar entrada no atendimento, tendo em vista que todo o pré-natal foi realizado no Hospital São Lucas, que também atende pelo SUS.
O secretário municipal de saúde, Willian Nunes destacou que todo paciente para ser atendido pelo SUS, mesmo que em um hospital particular conveniado com o Sistema Único de Saúde, deve primeiro passar por uma porta de entrada, que em Patos de Minas é feita pelo Hospital Regional e pela Unidade de Pronto Atendimento.
O secretário informou, no entanto, que em casos como os das duas gestantes, a emissão da guia de autorização é feita quase de forma automática, não sendo necessário enfrentar fila de espera.
Autor: Maurício Rocha
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]