Profissionais da Secretaria Municipal de Infraestrutura estão fazendo um trabalho de limpeza e desobstrução da rede pluvial existente na Orla da Lagoa Grande para melhorar o escoamento da água das chuvas da rua Barão do Rio Branco. Mas o trabalho não será fácil. Além da própria estrutura ruim da rede, o lixo jogado pela população dificulta a ação.

Com uma caída pequena, a rede entope com facilidade. Caminhões de terra e cascalho foram retirados da tubulação. Além disso, a estrutura ainda tem que suportar a falta de educação da população. De acordo com o secretário de infraestrutura, Jair Valadão, sacos de lixo foram retirados de dentro da rede. Até um pneu foi encontrado obstruindo a passagem da água.

E o problema das enchentes na rua Barão do Rio Branco não será tão simples de resolver. Para piorar a situação, os funcionários da Prefeitura descobriram que as raízes das árvores cresceram e invadiram a tubulação. “Hoje elas são responsáveis por boa parte da obstrução da rede”, afirmou o secretário.

Para resolver de vez o problema das enchentes na rua Barão do Rio Branco uma nova rede pluvial terá que ser construída. Jair Valadão disse, no entanto, que o serviço de desobstrução vai continuar sendo feito para amenizar o problema no local, até que a Prefeitura consiga recursos para fazer a obra.