Funcionários da empresa Pássaro Branco, concessionária do transporte coletivo urbano em Patos de Minas, estão reclamando do atraso no pagamento do adiantamento salarial, tradicionalmente efetuado todo dia 18 de cada mês. Segundo os trabalhadores, até o momento a empresa não apresentou nenhuma justificativa para o não pagamento.
Diante da situação, o Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Patos de Minas (Sintrurb) emitiu uma notificação oficial cobrando explicações da concessionária. O documento é assinado pelo presidente da entidade, Jhones Silva Pereira, e destaca que o pagamento deveria ter sido realizado no dia 18 de janeiro de 2026, ou no primeiro dia útil subsequente, o que não ocorreu.
Na nota, o sindicato ressalta que o não cumprimento da obrigação pode gerar multa, conforme previsto na Cláusula 322 da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT/2025). A entidade também informou que, caso a situação não seja regularizada em até 24 horas após a notificação, a categoria deverá se reunir para deliberar sobre as medidas a serem adotadas.
Uma assembleia foi marcada para a próxima sexta-feira, e o sindicato não descarta, inclusive, a possibilidade de paralisação do transporte coletivo urbano em Patos de Minas, caso o impasse continue.
A redação do Patos Hoje entrou em contato com a administração da empresa Pássaro Branco para comentar a reclamação dos funcionários e o posicionamento do sindicato. Em nota, a empresa confirmou o atraso e justificou dizendo que a empresa passa por um momento financeiro delicado, mas destacou que situação está sendo tratada. Veja a íntegra da nota:
"O atraso no pagamento do adiantamento salarial decorre de circunstância de ordem econômico-financeira, ocasionada pelo atraso no cálculo e na efetiva recomposição tarifária. Tal situação já foi devidamente identificada pela empresa e vem sendo tratada com a máxima prioridade, inclusive em articulação com o Município de Patos de Minas.
Esclarecemos que estão em andamento tratativas tanto com o sindicato representativo da categoria quanto com o Poder Público Municipal, visando à solução mais célere possível da questão, nos termos, inclusive, da resposta oficial já encaminhada ao Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Patos de Minas.
Reiteramos que os colaboradores constituem prioridade para a Viação Pássaro Branco Ltda., razão pela qual todos os esforços necessários estão sendo empreendidos para a regularização da situação no menor prazo possível, tão logo seja concluído o cálculo e a recomposição da receita tarifária"
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]