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A Revista Acta Científica, qualificada como excelente entre as categorias de qualificação do alcance de periódicos científicos (qualis capes entre B3 e B5), é uma publicação semestral da Faculdade Patos de Minas- FPM- que tem conseguido anualmente melhorar as pontuações junto à CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da FPM, a revista é interdisciplinar e por isso tem avaliação diferente dependendo da área em que o artigo científico é publicado. Os coordenadores ressaltam que a investigação científica ancora-se, entre outras coisas, no rigor, critério, trabalho e persistência. “Não existe conhecimento descoberto sem exaustão”, afirmam.

No entanto, eles argumentam que, apesar das últimas pesquisas indicarem um aumento no número de artigos produzidos por pesquisadores brasileiros e divulgados em importantes revistas internacionais, o país ainda está muito aquém do que minimamente nos consolidaria país de pesquisadores. Aliás, muitos deles, os bons pesquisadores, trabalham em outros países por oferecerem condições e oportunidades melhores.

Os artigos selecionados pelos avaliadores da Revista Acta Científica foram produzidos por professores da FPM e de outras instituições, profissionais e pesquisadores ávidos pela descoberta. “Gente que sabe o valor de um enunciado que exemplifica, constrói e faz refletir. Gente imbuída de conhecimento”, concluem.

O lançamento da Revista Acta Científica – Volume V deverá acontecer no início de março em data e local a serem divulgados em breve. Interessados em adquirir a revista em versão impressa ou mesmo consultá-la poderão acessar o site www.faculdadepatosdeminas.com e buscar na área de publicações.

Confira os nomes dos pesquisadores e os títulos dos artigos selecionados:

Dossiê Sociedade, Hildelberto de Sousa Ribeiro - A implantação do reuni no campus universitário do Araguaia-CUA/UFMT e seus impactos junto à comunidade universitária. Tema no qual o pesquisador se tornou referência no país.

No Dossiê Saúde, Irella Borges dos Santos Barbosa discute a relação psíquica entre mãe-bebê-criança e sua importância para o desenvolvimento do indivíduo no artigo intitulado: “O caso ana: eu me alimento de que?”

Em outro artigo, Aline Miranda Santos e Lilian de Abreu Ferreira discutem a bula nos vários aspectos que envolvem o gênero no artigo Bulas de medicamentos como instrumento de informação aos pacientes e profissionais de saúde.

No Dossiê Linguagem, Lady Daiane Martins Ribeiro e Grenissa Bonvino Stafuzza desenvolvem uma análise dialógica do discurso da Revista Nova, no artigo “Construção dialógica e produção de sentidos entre o discurso de autoajuda e o discurso erótico-sexual na mídia feminina.”

Em outro artigo, Camila Felisbino Bueno resgata a memória do grande poeta Carlos Drummond de Andrade e o imaginário judaico em “a incômoda companhia do judeu errante”

No Dossiê Comunicação, Rafael Duarte Oliveira Venancio, discute a linguagem do rádio sob a ótica da pragmática no artigo “Publicidade, propaganda e o rádio: analítica e pragmática da linguagem de um gênero radiofônico”.

Em outro artigo, Christiane Pitanga, Adriana C. Omena Santos, Mara Rúbia Alves Marques e Rose Mara Vidal de Souza discutem a marca como identidade no artigo intitulado “A marca como reflexo da identidade acadêmica na Universidade Federal de Uberlândia”.

Em sequência, Natália de Oliveira Santos e Marcelo Marques Araújo discutem a importância das mídias sociais numa organização, no texto “Discurso e comunicação no relacionamento empresarial mediado: o caso Algar Telecom”.

Em outro artigo, Neimar da Cunha Alves e Marcelo Marques Araújo desenvolvem um estudo sistemático do jornalismo opinativo a partir das categorias e gêneros no artigo “Jornalismo Opinativo: dos gêneros aos discursos.”

No Dossiê Engenharias e Tecnologias, grande novidade deste número da revista, Antônio Carlos dos Santos e Luiz Antônio Lobo de Abreu apresentam investigação sobre as possíveis relações entre o paradigma de ensino adotado, o processo de formação de engenheiros e sua posição na divisão do trabalho, com foco na questão identitária do engenheiro-professor e na sua visão da profissão, no artigo “Engenheiro professor : prática e identidade.”

No Dossiê Administração e Negócios, os pesquisadores Fabiano da Silva Vieira, orientado por Marcelo Marques Araújo desenvolvem algumas propostas para o “Marketing de relacionamento: alicerce da experiência e influência empresarial”.

Autor: Farley Rocha

Fonte: Assessoria de Comunicação da FPM