Representantes do meio artístico e cultural estarão reunidos nos dias 23 e 24 de janeiro em Patos de Minas durante o Fórum Municipal de Cultura, uma realização do Coletivo Peleja. O evento, que será realizado no salão de convenções do HZ Hotel e no Teatro Municipal Leão de Formosa, será o ponta-pé inicial das atividades culturais na Terra do Milho.


Nos dois dias de atividades, além de debates, diálogos e discussões diversas, os participantes contarão com palestras proferidas por Talles Lopes (Uberlândia-MG) e Pablo Capilé (Cuiabá-MT), ambos coordenadores do Circuito Fora do Eixo, movimento cooperativo de cultura independente que ganha força no cenário nacional e que já conta com mais de quarenta coletivos filiados Brasil afora.


A pauta do fórum terá ainda a leitura do Relatório da Conferência Municipal de Cultura - realizada no ano passado; informações sobre o Fundo Municipal, Lei Municipal de Incentivo e Conselho Municipal de Cultura. A programação contará, ainda, com a apresentação dia 24, no Teatro Municipal, às 18h do filme “Encontro com Milton Santos” ou o “Mundo Global Visto do Lado de Cá, Uma Proposta Libertária para estes Dias Tumultuados”, dentro do Projeto Cine Arbom Livre - mostra de vídeos com o objetivo de incentivar reflexões e debates sobre questões sócio ambientais.


Nascido em meados de 2008, o Coletivo Peleja surgiu com o objetivo de incorporar Patos de Minas no Circuito Fora do Eixo nacional, abrindo espaços para as manifestações culturais independentes de todos os segmentos. A entidade, agora com personalidade jurídica e denominação associativa, além de incentivar o movimento cultural atua também na educação sócio ambiental.


Por esse motivo, o II Festival Marreco de Cultura Independente, organizado pela entidade foi realizado no Parque Municipal do Mocambo no final de 2009. A realização de debates como esse do Fórum é uma grande oportunidade para que os fazedores de cultura se conscientizem ainda mais sobre a importância do movimento cooperativo cultural, mas, também, com foco nas questões ambientais.


A abertura do Fórum acontece ás 15:00 horas, com o início das inscrições marcado para às 14:30 horas. Não haverá cobrança de taxas aos participantes bem como será franqueada a bilheteria do Teatro Municipal na apresentação do Cine Arbom Livre, no dia 24. Segundo os coordenadores do Coletivo Peleja, o evento é aberto á toda população. Informações poderão ser obtidas pelos telefones (034) 9909 9939 ou (034) 9228 8017 ou www.coletivopeleja.blogspot.com .

Confira a programação oficial:

14h30 - Credenciamento
15h15 - Apresentação artística
15h30 - Formação da mesa e falas
16h00 - Apresentação da Associação Peleja
16h20 - Leitura do relatório da Conferência Municipal de Cultura
16h40 - Palestra sobre o Circuito Fora do Eixo e Implementação do Fórum Cultural por Talles Lopes (Uberlândia) e por Pablo Capilé (Cuiabá)
17h30 - Café
17h45 - Apresentação do que é o Conselho Municipal de Cultura
18h20 - Apresentação do Fundo Municipal de Cultura e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura
19h00 - Abertura para Debate final e Propostas
19h40 - Encaminhamento para o próximo encontro do Fórum
21h00 – Encerramento