Desde a década de 50, as folias de reis da região ajudam a manter o trabalho social que é desenvolvido pelo Dispensário São Vicente de Paulo e por seus abrigos de idosos. No ano passado, a Campanha teve a participação de mais de 80 ternos de folia e arrecadou mais de R$ 431 mil.

A Campanha de Folias de Reis de 2010 foi aberta na manhã desta quarta-feira (06), dia dos Reis Magos, no Auditório do Sistema Clube. A Folia Barreiros dos Olhos D’água, dos capitães Roberto e Rogério e do gerente Argemiro, foi a primeira a se apresentar. Devotos de Santos Reis, diretores do Dispensário São Vivente de Paulo e lideranças do município estavam lá para assistir.

Desde a morte de Patrício Filho, que foi o idealizador da Campanha, a coordenação é feita pelo radialista Walico Pereira. As apresentações são transmitidas ao vivo pela Rádio Clube AM. Este ano, o número de ternos de folia participantes deverá chegar a 90 e a arrecadação deverá ficar próxima de meio milhão de reais.

O dinheiro é arrecadado nas novenas realizadas durante as apresentações dos ternos de Folia. Doações de devotos de Santos Reis e festeiros são leiloadas e transformadas em dinheiro, que é destinado para ajudar as pessoas mais necessitadas, atendidas pelo Dispensário São Vicente de Paulo.

Além do atendimento a cerca de 150 famílias, o Dispensário São Vicente de Paulo é responsável pelos internos das vilas Padre Alaor, Santa Terezinha, Dona Inhá, Pedro Feliz, Santos Reis e Vila Rosa. Ao todo, mais de 700 pessoas necessitadas são amparadas pela entidade, graças a doações como as da Campanha de Folia de Reis.

A partir de agora, os ternos de Folia de Reis vão percorrer toda a região arrecadando doações e reforçando a fé dos devotos nos Reis Magos. A Campanha de Folia de Reis vai até o final de abril.