Um homem de 69 anos foi multado em mais de R$ 76 mil nesse sábado (09) pela Polícia Militar de Meio Ambiente, por manter pássaros da fauna silvestre em cativeiro. Mais de 60 Canários-da-Terra foram encontrados dentro de gaiolas na propriedade dele na cidade de Lagamar.  Os pássaros seriam comercializados.

A Polícia Militar de Meio Ambiente chegou ao local através de denúncia proveniente do disque denúncia (181). A informação era de que  um homem conhecido por Wilson realizava a captura de pássaros silvestres na fazenda do "Juca Júlio", zona rural de Lagamar, com a finalidade de comercializá-los. Na propriedade alvo da denúncia, os policiais foram recebidos pelo cunhado do homem que era alvo das denúncias.  Ele confirmou que haviam pássaros no local e que eles pertenciam a W.P.O, de 69 anos.

De imediato, os policiais avistaram três gaiolas do lado externo da residência com alguns Canários-da-terra dentro, além de uma armadilha para captura de pássaros (alçapão) que também estava com uma ave da mesma espécie. Segundo o tenente Morais, comandante da PM de Meio Ambiente de Patos de Minas, no interior dos cômodos havia diversas gaiolas e diversos canários-da-terra mantidos em cativeiro.

Ainda, em uma área mais afastada da residência, os militares comprovaram a existência de um viveiro e mais algumas gaiolas com pássaros,  além de mais dois alçapões. Foram encontrados ao todo 61 Canários-da-terra, 29 gaiolas e 03 alçapões. Nenhum dos animais possuía anilhas de identificação.

Diante dos fatos, os pássaros, gaiolas e alçapões foram apreendidos, sendo que os últimos foram inutilizados. As aves e gaiolas foram destinadas ao Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres (CETRAS) de Patos de Minas. Administrativamente, foi lavrado o auto de infração no valor de R$ 76.553,04.