A operação do Conselho Regional de Educação Física nas academias de ginástica de Patos de Minas durou três dias e terminou com um resultado assustador. Dos cerca de 40 estabelecimentos fiscalizados, 27 deles foram autuados por apresentarem irregularidades e 14 pessoas foram conduzidas até a Delegacia.

A fiscalização percorreu 68% dos estabelecimentos da cidade sendo que 27 foram autuados com irregularidades e 14 profissionais que estavam inabilitados para exercer a profissão foram encaminhados à delegacia de Polícia Civil.

A fiscalização realizada pelo Conselho Regional de Educação Física da 6ª região- CREF 6/MG ocorreu no período de 29 a 31 de março. A operação teve o auxílio do Ministério Público, da polícia civil e militar que muito contribuíram para a agilidade da operação.

De acordo com o professor Hamayton Salles, coordenador do Departamento de Orientação e Fiscalização do CREF 6/MG a operação foi muito bem sucedida e alarmou a sociedade para uma questão de grande importância para a saúde dos praticantes de atividade física nas academias.

A legislação determina que é necessário e obrigatório a presença do profissional de educação física nas academias de ginástica de forma regular. “Só por profissionais realmente classificados e preparados, a população poderá ter um atendimento adequado, sem correr risco de ter a saúde prejudicada” afirmou o coordenador.