Reportagem atualizada às 10h37 deste sábado (23/01)
A fiscalização da Prefeitura Municipal de Patos de Minas, com o apoio da Polícia Militar, fechou dois bares na cidade na noite desta sexta-feira (22). O estabelecimento, situado na Avenida Marabá, próximo ao Parque de Exposições, descumpria os protocolos para evitar a propagação do coronavírus. Havia aglomeração e ninguém usava máscara. O outro bar fica situado na Rua João da Rocha Filgueira.
O encerramento das atividades aconteceu por volta das 23h00. A informação é de que havia várias pessoas no local provocando aglomeração e sem o uso de máscara. Cerca de 10 fiscais da Prefeitura e uma viatura da Polícia Militar participaram da ação. O Patos Hoje teve informação de que outros estabelecimentos também foram fiscalizados na cidade.
Em conversa com a força-tarefa, recebeu a orientação para pedir as informações na Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal. Dessa forma, o Patos Hoje entrou em contato com a Assessoria e recebeu a seguinte resposta na manhã deste sábado (23): "Fiscais da Prefeitura de Patos de Minas, com apoio da Polícia Militar, encerraram atividades em dois bares na noite dessa sexta-feira (22). Um deles, situado na Avenida Marabá, foi multado em 100 UFPMs (cerca de R$400,00) e interditado por 15 dias por ser reincidente. O outro bar que foi fechado fica situado na Rua João da Rocha Filgueira, Centro. Ambos descumpriam medidas de segurança para minimizar a disseminação do coronavírus, por exemplo com clientes aglomerados e de pé. Ao todo, sete estabelecimentos foram inspecionados."
O município elaborou protocolo para orientar o funcionamento de bares e restaurantes durante a pandemia de Covid-19. No início da semana, o prefeito Luís Eduardo Falcão Ferreira e membros do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus reuniram-se com cerca de dez proprietários de estabelecimentos do setor, aqueles que já vinham sendo notificados, e reforçou a necessidade de colaboração no cumprimento das medidas preventivas.
Nós últimos dias, Patos de Minas tem apresentado ocupação de leitos Covid-19 acima de 60%, tanto clínicos quanto UTIs. O número de casos confirmados superou cinco mil, cenário que preocupa as autoridades em saúde e exige cuidado e consciência redobrados da população.
A força-tarefa de fiscalização seguirá os trabalhos neste sábado. Ontem, o grupo de trabalho contou com cinco fiscais, além da coordenadora da Vigilância Sanitária e a diretora da Vigilância em Saúde. As denúncias podem ser feitas através do PATOS CONECTADO!
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]