O curta "A mulher no alto do morro", do diretor Cássio Pereira dos Santos, acaba de ser selecionado para a 15ª Mostra de Cinema de Tiradentes, um dos mais expressivos eventos de cinema brasileiro contemporâneo.

O filme foi rodado em junho passado na zona rural de Cruzeiro da Fortaleza, Guimarânia e Serra do Salitre, municípios do Alto Paranaíba mineiro. Todo o elenco do curta é composto por pessoas da região, que não possuíam experiência prévia com atuação.

A protagonista da história é dona Santa Serrana, moradora de Cruzeiro da Fortaleza que, além de ser benzedeira, participa ativamente do terno de congada da cidade. Sete crianças completam o elenco do filme, ajudando a construir uma pequena fábula onde a força do real se mistura ao rico imaginário dos personagens.

Alternando elementos de documentário e ficção, o curta foi produzido sem verba de editais públicos ou patrocínio de empresas privadas. Para viabilizar a produção, o diretor contou com o apoio da equipe técnica, que investiu tempo nas filmagens, na gravação de sons adicionais e na finalização da obra. O filme é uma co-produção da Novaponte Filmes (MG) com a trotoar (DF).

"A mulher no alto do morro" estreará na 15ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que ocorre de 20 a 28 de janeiro de 2012. O evento recebeu 597 inscrições de curtas-metragens. 84 curtas foram selecionados para diversas mostras, sendo que "A mulher no alto do morro" integra a Mostra Foco, uma seleção de apenas 10 filmes que competem pelo júri popular e pelo júri da crítica.

Depois de passar pela Mostra de Tiradentes, o filme será inscrito em outros festivais no Brasil e no exterior.

Autor: Maurício Rocha