O longa-metragem brasileiro “Valentina” foi escolhido para receber o prêmio Free to Be Me, oferecido pela instituição holandesa HIVOS. O filme foi escrito e dirigido por Cássio Pereira dos Santos, que nasceu em Patos de Minas e foi criado em Cruzeiro da Fortaleza. O prêmio será entregue no próximo dia 19 de março, dentro da programação do Pink Film Days - 24º Festival de Cinema LGBTQ de Amsterdã.

A obra conta a história de Valentina (representada pela atriz Thiessa Woinbackk), uma jovem trans que se muda para a cidade de Estrela do Sul com a mãe, Márcia (Guta Stresser, conhecida pelo papel de Bebel em A Grande Família, da TV Globo). Com receio de ser intimidada na nova escola, a garota busca mais privacidade e tenta se matricular com seu nome social. No entanto, a menina e a mãe começam a enfrentar dilemas quando a diretoria da escola começa a exigir, de forma injusta, a assinatura do pai ausente (Rômulo Braga) para realizar a matrícula.

A protagonista do filme, Thiessa Woinbackk, é uma atriz transgênero. Na vida real, Thiessa mostra sua vida como uma jovem mulher trans no canal do Youtube “Thiessita”, que já tem mais de 770 mil seguidores e cerca de 35 milhões de visualizações. Ela é ativista de direitos trans e publica vídeos sobre temas como direitos civis e a importância da auto-aceitação para adolescentes. O restante do elenco e da equipe de produção também foram compostos, em grande parte, por membros da comunidade LGBTQI+.

O Free to Be Me é entregue a filmes que contribuem para a aceitação e visibilidade de comunidades marginalizadas. De acordo com a HIVOS, instituição responsável pela atribuição do prêmio, “Valentina mostra como é importante que uma história positiva também seja contada. Especialmente no Brasil, onde a discriminação e a estigmatização tornam o país muito inseguro para pessoas trans”.

O filme já havia recebido outros 11 prêmios, em festivais como o OutFest Los Angeles, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o Festival Mix Brasil e o Festival Internacional de Cinema da Índia, em Goa. Em março, Valentina também estará na programação de eventos nos Estados Unidos, na Inglaterra, na Austrália e na Índia.

A produtora Campo Cerrado e a distribuidora Anagrama Filmes já estão preparando a estratégia de lançamento comercial do filme no Brasil. Porém, devido à situação delicada da pandemia de Covid-19 no país, “Valentina” ainda não possui data de estreia. Enquanto isso, os produtores organizam campanha de financiamento coletivo, para arrecadação de recursos para o lançamento do filme. (Você pode contribuir clicando aqui )

Conheça Cássio Pereira do Santos:

Diretor e roteirista de “Valentina”, Cássio Pereira dos Santos nasceu em Patos de Minas em 1980 e tem raízes em Cruzeiro da Fortaleza. O diretor estudou cinema na Universidade de Brasília, onde comandou projetos de ficção e documentários. Depois de terminar a escola de Cinema em 2003, ele escreveu e dirigiu oito curtas-metragens, entre eles “A Menina Espantalho” e “Marina não vai à praia”. Seus trabalhos foram selecionados em vários festivais internacionais de cinema.

“Valentina” é sua estreia como diretor em longas metragens. Porém, como roteirista, Cássio já havia contribuído com filmes como “Guigo Offline”, longa para a televisão que venceu o Prêmio de Melhor Longa-Metragem Brasileiro no Mix Brasil Film Festival. Atualmente, Cássio reside em Uberlândia e trabalha no desenvolvimento de seu segundo longa.