Uma paciente que está internada na Unidade de Pronto Atendimento de Patos de Minas está precisando de uma cirurgia com urgência. Helenita Maria de Sousa, 56 anos, precisa fazer um procedimento na veia aorta, mas ainda não conseguiu vaga. A filha teme que o pior aconteça.

Simone Cristina, filha de Helenita, entrou em contato com o Patos Hoje na tarde desta sexta-feira (12) e explicou que a mãe está internada desde o dia 15 de fevereiro aguardando a cirurgia pelo SUS, mas até o momento não saiu uma vaga.

Ela precisa realizar o procedimento de forma urgente na veia aorta. “Ela pode vir a óbito a qualquer momento”, disse Simone. Segundo ela, a justiça já mandou o estado e o município providenciarem a cirurgia, no entanto não foi feito até o momento. “Já foram deferidas três liminares contra o Estado e duas contra o município”, disse.

O Patos Hoje entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas e recebeu o seguinte posicionamento:

“Em relação à situação da senhora Helenita Maria de Sousa, a Prefeitura de Patos de Minas esclarece:

-embora o problema de saúde apresentado pela paciente seja grave, ela segue sendo medicada e assistida pelos profissionais da unidade. Além disso, no momento, seu quadro está estável.

-desde a internação, têm sido realizadas várias tentativas diariamente na busca por vaga em hospital que realize o procedimento cirúrgico de que necessita a paciente. No entanto, não há vagas disponíveis em hospitais do estado. Vale ressaltar que ela está cadastrada no SUS Fácil, e a gestão e liberação de vagas competem ao estado.

-para mais esclarecimentos, a família pode entrar em contato com a UPA e solicitar, inclusive, o acesso às tentativas realizadas pela unidade.”