A Fundação Hospitalar de Minas Gerais – FHEMIG – publicou na edição desta terça-feira (20) do Diário Oficial do Estado a suspensão do edital de contração de Organização Social – OS - para administração do Hospital Regional de Patos de Minas. O órgão cumpre decisão da Justiça que concedeu liminar em ação movida pelo Ministério Pública determinando a suspensão do processo de terceirização da administração do Hospital Regional.
Em fevereiro deste ano, o Governo do Estado através da FHEMIG publicou um edital para contratar uma Organização Social-OS- para administrar o Hospital Regional Antônio Dias. A proposta em meio à pandemia foi bastante criticada por diversos setores. Os servidores fizeram manifestações em via pública. O Conselho Estadual de Saúde se manifestou contrário à medida e o Deputado Estadual Hely Tarquínio protocolou requerimento com pedido de urgência para a Assembleia Legislativa suspender o edital.
Diante de todas questões levantadas, no dia 29 de março, o Ministério Público de Minas Gerais, através da promotora de Justiça de Belo Horizonte, Josely Ramos Pontes, e pelo 1º promotor de justiça de Patos de Minas, Rodrigo Domingos Taufick, ingressou com a ação na Justiça da capital do estado e conseguiu a medida liminar para suspender o edital. A FHEMIG tinha prazo de 30 dias para contestar a decisão.
Nesta terça-feira (20), o Diário Oficial do Estado trouxe a publicação de suspensão do edital, confirmando que o Governo do Estado irá cumprir a decisão judicial. Desta forma, o Hospital Regional Antônio Dias continuará sendo administrado pelo próprio Governo do Estado, através da Fundação Hospitalar de Minas Gerais.
O Hospital Regional foi construído através de campanhas e do esforço de pessoas de Patos de Minas e das cidades vizinhas. Atualmente, a unidade hospitalar é referência em urgência e emergência para pacientes de 33 municípios da região.
Salvador
20/04/2021 11:41Acho que tá serto. tem que por OS mesmo. Hospital Regional cabide de emprego.
Kkkk
20/04/2021 14:15Certo é com "c". Se é cabide já, imagina com OS, será o guarda roupas inteiro.
Romero
20/04/2021 11:40Zema incompetente. A responsabilidade é dele de cuidar do hospital. Se está ruim, ele é o responsável por melhorar. Foi eleito pra isso.
Joaquim
20/04/2021 12:56Eu sou a favor de tercerizar tudo. Pq a prefeitura terceiriza a limpeza e recolhimento de lixo. Terceriza tudo e acaba com essa mamata de funcionários públicos. Eles esquecem quem paga os salários deles somos nós. Passou da hora de nós cidadãos cobarem mudanca nos beneficios dos funcionários públicos em geral principalmente dos politicos.