Os vencedores foram apresentados na noite dessa segunda-feira (19). ( Foto: Selma Cruz )

Foi realizada na noite dessa segunda-feira (19) a grande final do “Festival Só no Tira-Gosto”, com a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer divulgado os vencedores das categorias “Melhor Tira-Gosto” e “Melhor Atendimento”. O concurso teve a duração de 30 dias e recebeu mais de 7.000 votos, que foram depositados nas 40 urnas dos bares e restaurantes participantes.

A noite de premiação contou com a presença dos participantes e de seus respectivos pratos e de autoridades do município, além de patrocinadores e dos jurados do festival.  A divulgação do resultado foi cercada de expectativa. O prato que alcançou a maior nota foi “Costela do Dandezé Steakhouse”, do proprietário André Luiz Teixeira. O primeiro colocado em ‘Atendimento’ foi o Na Terra Restaurante.

O Festival Só no Tira-Gosto também premiou o segundo e terceiro lugar de cada categoria. O Skinão Bar levou o 2º lugar como ‘Melhor Tira-Gosto’, com o prato Picadinho Tupinambá; Ebimaki Temakeria ficou em 3º lugar nessa mesma categoria, com o prato Ceviche Salmão. O Restaurante Dom Taliani levou o 2º lugar em ‘Atendimento e o Deck Bar ficou com a 3º colocação também em ‘Atendimento’.

Este ano a escolha dos vencedores foi feita a partir de votação da população e por um grupo de jurados. O resultado final foi obtido através da média do voto popular (com peso 1) somada a média do voto das comissões julgadoras (com peso 2). As comissões, em sua maioria, foram formadas por grupos de estudantes dos cursos universitários de Gastronomia e Nutrição do Unipam.

Após o anúncio dos vencedores, os presentes puderam degustar os tira-gostos, que foram servidos em uma farta mesa, no restaurante do hotel. Para o Prefeito Pedro Lucas, reunir 40 proprietários de estabelecimentos em um único espaço, como aconteceu na noite de ontem, merece o reconhecimento de todos que acreditaram no projeto.

O presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes e Bares de Patos de Minas, Breno Palhares, enalteceu a realização do Festival e a união dos proprietários dos restaurantes e bares presentes nesse projeto, e cobrou das autoridades que o ‘Só no Tira-Gosto’ se torne uma Lei Municipal. O Secretário de Cultura, Fábio Amaro, responsável direto pela organização do Festival, juntamente com a sua equipe, valorizou a publicação e distribuição do livreto - o guia gastronômico do evento. “Este livreto leva o cliente até o bar, e é através dele que grupos de amigos e familiares conhecem novos estabelecimentos na cidade. O livreto vale não só para o período do Festival, mas para qualquer época do ano”, pontuou o Secretário.

Autor: Maurício Rocha