O Paiolão do Parque de Exposições foi cuidadosamente preparado para receber os convidados e as delícias de milho preparadas pelas donas de casa da cidade.
Foi uma noite de dar água na boca. A Emater, Sindicato dos Produtores Rurais e Prefeitura Municipal realizaram na noite dessa quarta-feira (25) a 30ª edição do Festival de Pratos Típicos com Milho. O Paiolão do Parque de Exposições foi cuidadosamente preparado para receber os convidados e as delícias de milho preparadas pelas donas de casa da cidade. Ao completar 30 anos, o Festival também prestou homenagens.

O Festival de Pratos Típicos foi idealizado pela extensionista da Emater Lusmar Costa em 1980. O objetivo era prestar homenagens e incentivar a produção e consumo do milho na alimentação humana. Em 30 anos, o Festival cresceu muito e a cada edição mostra que o cereal símbolo da Fenamilho pode ser usada para fazer as mais diferentes e deliciosas receitas.

Na 30ª edição do Festival de Pratos Típicos cerca de 500 pratos feitos a base de milho foram apresentados. As donas de casa mais caprichosas foram homenageadas. Uma comissão escolheu os três pratos mais elaborados. O Lombo Recheado com milho da dona Lindaura Ribeiro Piau ficou em 3º lugar, as 30 Flores de Milho da dona Dagma Peres foi escolhida a segunda colocada e o Milho Tropeiro da dona Ilda de Fátima Pereira foi o campeão.

Homenagem também para a família da dona Geralda Alves Borges. Ela participa do Festival de Pratos Típicos desde as primeiras edições e incentiva a família inteira a praticar a culinária do milho. Atualmente, além dela, participam da mostra gastronômica a filha, a neta e a bisneta. As quatro gerações estavam representadas na 30ª edição do Festival.

Depois das homenagens e do desfile das princesas e da rainha de 2010 e das recepcionistas e candidatas a rainha do milho de 2011, os convidados puderam degustar as delícias levadas para o festival. Além dos tradicionais bolos, broas e pamonhas de milho, tinham bombons e doces de milho, rocamboles, tortas, pudins e centenas de outras receitas. Mas o que mais chamou a atenção dos presentes foi uma cascata de chocolate que deixava as pipocas de milho ainda mais saborosas.

Os cerca de mil convidados para a 30ª edição do Festival de Pratos Típicos com Milho experimentaram os mais de 400 pratos e voltaram para casa com a certeza de que o milho na cozinha tem muitas utilidades e diferentes sabores.

Autor: Maurício Rocha