O período de férias escolares exige criatividade dos pais para manterem os filhos ocupados e, principalmente, atenção para evitar os acidentes. Nesta época do ano, a demanda por atendimento à crianças e adolescentes cresce nos hospitais. As fraturas e escoriações são os problemas mais comuns. Por isso, algumas brincadeiras devem ser supervisionadas constantemente por adultos.

O Corpo de Bombeiros chama a atenção para a brincadeira de soltar pipas. Esta prática deve ser cercada de cuidados por que os acidentes mais graves podem até levar a morte. A orientação é para que as crianças utilizem lugares abertos, como praças e parques, longe de antenas e redes elétricas e nunca em lajes e telhados.

A brincadeira não é recomendada em dias nublados e com chuva, principalmente se houver relâmpagos. Linhas metálicas e papel laminado não devem ser usados em hipótese nenhum por causa do risco de choques. O Cerol, aquela mistura de cola com caco de vidro, também deve ser evitado.

Aos motociclistas e ciclistas, o Corpo de Bombeiros recomenda o uso de antenas antilinhas para evitar os acidentes. Eles são as principais vítimas da linha com cerol e os acidentes podem ser graves. Em caso de emergência, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Autor: Maurício Rocha