Na Fazenda Dois Irmãos, de propriedade de Hélio Zancaner, a principal atividade é a cafeicultura e para obter o melhor resultado em produção, produtividade e valorização humana, os funcionários passam por treinamentos constantes do SENAR, nas propriedades em Patos de Minas e Guimarânia. Em 2008, foram ministrados, 8 treinamentos. Em 2009, já foram realizados três.

De acordo com o auxiliar de Recursos Humanos da fazenda, Sandro Soares, no processo de seleção dos profissionais, é priorizado aquele que possui treinamentos do SENAR. “Procuramos também, proporcionar o aperfeiçoamento profissional em todos os nossos funcionários, conforme a atividade que desempenham na fazenda”, comentou. O último treinamento foi sobre o cultivo de café com o instrutor Vanderlei José Rodrigues. Ele repassou orientações em relação ao manejo da cultura e ainda, controle de pragas e doenças. “Notamos que, o profissional bem treinado consegue o controle de agentes nocivos à planta, favorecendo a produção e produtividade”, disse.

Segundo ele, foram ministrados treinamentos nos conteúdos: tratamento de madeiras, aplicação de agrotóxicos, operação e manutenção de tratores, colhedoras e retroescavadeiras e, também, segurança no trabalho. Outros conteúdos foram: noções de alimentação e nutrição e ainda, saneamento básico.

Para o mobilizador do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas, Helder Pereira Cunha, a Fazenda Dois Irmãos é um exemplo de que se colhe excelente resultado em campo quando se tem um trabalhador bem capacitado e valorizado como profissional.