O Grupo Farroupilha, a Fazenda Rio Brilhante e a Grano Trading Café preparam uma noite especial para o lançamento da safra 2024/2025. A sede da empresa na avenida J.K em Patos de Minas recebeu convidados para tomar um cafezinho servido pelo melhor barista do mundo. Boram Um conquistou o título no ano passado, na Grécia, e se tornou o primeiro brasileiro no topo da lista mundial de melhores baristas.
O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo, graças a uma contribuição importante da Grupo Farroupilha, da Fazenda Rio Brilhante e da Grano Trading, que faz a conexão entre produtores brasileiros e o mercado internacional. Noé Rodrigues, diretor da Grano Trading, explica que a empresa está presente nas principais praças de café do Brasil, compra cafés de todo Estado de Minas e vende para mais de 38 países. Coincidentemente, a empresa completou 8 anos nessa quinta-feira.
O Grupo Farroupilha, através da Fazenda Rio Brilhante, tem apostado cada vez mais nos cafés especiais. Érika Urban, diretora empresa, explica que o trabalho feito ao longo dos anos tem dado bons resultados e que o café produzido aqui está presente em diversas partes do mundo. “A gente está nos Estados Unidos muito forte, nós estamos na Europa, na Ásia” destacou.
Para apresentar a qualidade dos cafés da Fazenda Rio Brilhante e a boa expectativa para a safra 2024/2025, o Grupo Farroupilha e a Grano convidaram o melhor barista do mundo. Descendente de sul-coreanos, formado em administração nos Estados Unidos, Boram Um deixou o mercado financeiro em São Paulo para se especializar em cafés. Motivado por uma fazenda de cafés que a família tem no Sul de Minas, Boram montou uma cafeteria em São Paulo e, depois de muito estudo, conquistou o mundo.
Em entrevista ao Patos Hoje, Boram contou sobre sua história de vida, os desafios para chegar ao topo do mundo e deu dicas para quem quer se tornar um barista. Ele também contou qual ingrediente não abre mão na hora de preparar um drink de café: o leite.
Sobre a safra 2024/2025
Sobre a safra 2024/2025, Noé Rodrigues, diretor da Grano Trading, disse que o café vai ter uma pequena quebra este ano, mas que o momento é positivo para o Brasil. Ele destacou que o mundo vive um momento de instabilidade em decorrência da seca e da quebra de safra, o que não ocorre com tanta intensidade no Brasil. Segundo Noé Rodrigues, entre todas as culturas, o café é a única que a está conseguindo driblar a crise do setor neste momento.