Amigos e familiares do jovem Sérgio dos Reis Gaya Júnior de 19 anos organizaram uma manifestação no início da tarde deste sábado (20) e pediram por justiça. Com cartazes, instrumentos utilizados na capoeira e muita indignação, eles questionaram a morte do rapaz e imploraram por justiça. De acordo com Bruno Costa, primo de Sérgio, a ação dos polícias foi demasiadamente desproporcional. O pai do jovem se emocionou e pediu para que as pessoas não façam justiça com as próprias mãos.

A manifestação foi organizada em grupos de conversas por aplicativo. Por volta de 12h00 várias pessoas entre amigos e familiares de Sérgio Gaya Júnior de 19 anos se concentraram na porta do Ministério Público na Rua Major Gote. Com eles, cartazes pedindo por justiça e muita indignação. De acordo com o primo de Sérgio, a manifestação pacífica tem o intuito de chamar a atenção da população para o fato que acabou tirando a vida do jovem. Bruno Costa contou que ele não tinha nenhum envolvimento com a criminalidade e que tentou fugir da abordagem, mas retornou ao ver sua mãe sendo agredida.


O pai do jovem, disse que a morte do filho causou muita revolta e comoção em toda a família e também em amigos. Segundo ele, muitas pessoas estão se solidarizando com eles e isso é muito importante para que eles possam seguir. Sérgio dos Reis Gaya pediu a população para que não procurem justiça com as próprias mãos. "Eu estou recebendo muitas mensagens, muitas ligações e eu peço para que confiemos na justiça, pois o bem sempre vence o mal", disse ele.

Bruno Costa relatou que a ação aconteceu por se tratar de um garoto pobre em um bairro periférico da cidade. "Infelizmente ainda acha esse preconceito enraizado quando se fala da periferia, o que nós queremos é justiça porque ele não era bandido", disse Bruno.


Entenda o caso

Segundo informações de testemunhas, Sérgio dos Reis Gaya Júnior, de 19 anos, estava em sua motocicleta subindo pela rua Fausto Fernandes Mundim, quando a viatura policial se aproximou. Ele teria entrado em sua residência, sendo acompanhando pelos policiais militares, que teriam quebrado o portão.

Durante a abordagem, o jovem acabou sendo baleado por um policial militar. Ele foi socorrido em uma viatura e levado para o Hospital Regional Antônio Dias. O jovem passou por cirurgia, mas acabou falecendo horas depois. Parentes de Sérgio Júnior afirmaram que ele foi alvejado no peito.

O subcomandante do 15º BPM, major Sócrates narrou como ocorreram os fatos. Ele disse que abordagem inicial aconteceu por que Sérgio Júnior seguia pelo bairro Alto Serra empurrando uma motocicleta, o que gerou suspeita. O policial explicou ainda que os militares entraram na residência porque o jovem desrespeitou a ordem de parada para que fosse verificada situação da motocicleta.