Uma família de Patos de Minas se dedicou nesse fim de semana a fazer um trabalho que não tem valor econômico, mas uma importância histórica e cultural. Eles recuperaram um Cruzeiro na Serra da Quina, próximo ao Distrito de Major Porto. Os familiares se recordaram de quando iam até o local para rezar, conforme a crença de cada pessoa.

Neste domingo (21), Hugo Piau e Ana Paula Piau relataram que foi como o ditado popular: "um bom filho à casa torna". Filha de fazendeiro da humilde comunidade de Serra da Quina, Ana Paula tem junto com o marido, Hugo Piau e o sogro Zacarias Piau, tentado resgatar as memórias do lugar.

Segundo Ana Paula, a iniciativa se deu pela vontade de ver o lugar revitalizado. Ela contou que antigamente o cruzeiro de cerca de 80 anos era bem frequentado e zelado, onde as pessoas oravam a Deus, rezavam terços, de acordo com a crença religiosa de cada um, e até mesmo já foram sepultadas pessoas no local.

"Desde pequena passo por esse local (Cruzeiro) e agora de volta à comunidade prezo pelo valor que representa para mim, meus pais Alcino e Maria Antônia e tenho no meu coração que os meus filhos entendam o respeito que devemos ter com o próximo, mesmo que á tenham falecido, pois cada pessoa  tem sua própria história  de vida”, relatou Ana Paula da Silva Costa Piau.

Juntamente com o marido e o sogro, fizeram a limpeza do local e plantaram Ipês. O Cruzeiro se encontra em perfeito estado de conservação e deve ser preservado por todos que passarem por ali, pois é Patrimônio Histórico e Cultural, sendo de  responsabilidade de todos. Uma atitude que merece ser valorizada e parabenizada.